3 dicas para mudar de profissão aos 40 anos

Atualizado: Abr 16

Mudar de profissão aos 40 anos é mais comum do que você imagina! Com o passar do tempo, ampliamos nosso conhecimento, aprimoramos nosso olhar crítico e buscamos melhorias ou adequações àquilo que chamamos de propósito. Com isso, todas as áreas de nossas vidas são reavaliadas. Inclusive a carreira.


Apesar disso, é comum a muitos o receio da mudança. Trocar a área de atuação em uma fase onde carreiras se consolidam tende a gerar insegurança - e é importante saber que esse sentimento é normal. Contudo, não há época ou idade para quem realmente busca um objetivo.



Por isso, selecionamos três dicas para quem já passou dos 40 e está empenhado em recomeçar:


Supra a falta de experiência no novo mercado com conhecimento teórico


Entenda que mudar de profissão aos 40 anos significa deixar um legado de experiência e mergulhar no aprendizado. Isso diz respeito ao conhecimento técnico da nova área desejada, que deve ser intenso para suprir a falta de experiência específica da profissão pleiteada.


Contudo, não desconsidere tudo o que já aprendeu e fez com méritos. A ideia é que à medida que você se aprofundar na teoria, consiga avaliar como a sua experiência pode ser uma aliada nesse novo caminho.


Para isso, o autoconhecimento é indispensável. Além disso, é interessante analisar situações de encaixe entre experiência prática e conhecimento teórico para que você possa usá-lo como diferencial competitivo a seu favor na hora de buscar a recolocação.


Invista no desenvolvimento de soft skills necessárias na atualidade


O mundo mudou bastante nos últimos anos e as novas gerações, mesmo com poucos anos de diferença em relação à você, trazem um outro olhar e modus operandi.


Nesse sentido, não há certo ou errado, mas é muito importante para qualquer tipo de mudança resiliência e adaptabilidade - inclusive com estas novas gerações.


O próprio mercado de trabalho vem mudando intensamente. Algumas empresas ou profissões nem mais exigem análise de diplomas, mas levam em consideração as competências individuais e o brilho nos olhos em fazer acontecer.


As soft skills tratam justamente disso: as competências que dizem respeito à sua personalidade e comportamento no ambiente de trabalho. Elas estão relacionadas à forma como você interage, aceita, entende, executa e se adapta.


A boa notícia é que todas elas podem ser desenvolvidas, com conhecimento teórico, autoconhecimento e bastante treino - que pode resultar em falhas diversas, mas caminham para o sucesso dia após dia.


O próprio ato de mudar de profissão aos 40 já indica uma boa adaptabilidade diante das exigências que serão requeridas, mas contar com profissionais e empresas especializadas tendem a facilitar a jornada.


Aceite abrir mão de algumas conquistas para mudar de profissão aos 40


Esta pode parecer uma dica boba ou óbvia, mas acredite: não é! Além dos medos que permeiam os que querem mudar de profissão aos 40, é bastante comum nesse processo a comparação, seja com outras pessoas que tomaram decisões similares ou consigo mesmo, conforme experiências anteriores.


Aqui uma coisa é certa: entrar em um mercado novo ou construir por si só uma nova carreira (aos que pleiteiam empreender) exigirá abrir mão de algumas conquistas já adquiridas.


Não apenas aceitar, mas entender que isso faz parte da jornada é um passo fundamental para quem quer mudar de profissão aos 40 ou em qualquer idade.


Não vamos chamar de privilégios, mas de ganhos conquistados com o decorrer dos anos e acúmulo de experiência. Isso tem a ver com salários melhores, horas de dedicação (afinal, você está começando uma nova jornada e precisará de tempo para aprender) ou mesmo aceitação de condições até então não consideradas para abraçar uma oportunidade de mudança.


Você pensa em mudar de profissão aos 40, mas não sabe por onde começar?

Conte para a gente sua experiência!



#SeniorUp #TalentosExperientes #MudardeProfissãoaos40

38 visualizações
Contato

Hub Salvador, Av. da França, 393
Comércio, Salvador – Bahia
CEP 40010-000

Tel - +55 71 9 8301-5596

E-mail - ola@seniorup.com.br

VAMOS BATER UM PAPO?
Objetivo 4. Educação de Qualidade
Objetivo 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Objetivo 10. Redução da Desigualdades
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Orgulhosamente criado pelo  Estúdio 071