Como procurar emprego nos dias de hoje

Atualizado: Abr 16

As transformações no mercado de trabalho têm sido constantes, inclusive no que diz respeito a como procurar emprego. Se antes era comum montar currículos altamente detalhados e distribuí-los pessoalmente nas empresas de interesse, atualmente, com o advento tecnológico e da internet, muitas ações ficaram defasadas.


Por um lado, essas mudanças facilitaram bastante a busca por uma nova oportunidade. Por outro, aumentou também a concorrência, já que há um maior número de candidatos disputando pelas mesmas vagas - o que reflete na necessidade de investimentos em qualificação.


Veja o que mudou conferindo nossas dicas para encontrar empregos nos dias de hoje!


Avalie seus objetivos, crenças profissionais e liste as empresas que têm fit com eles

O primeiro passo para encontrar uma nova oportunidade de trabalho é ter claros os seus objetivos profissionais. O que você realiza hoje, o que está procurando e quais os próximos passos em sua carreira?


Com esta tarefa concluída, liste as empresas que trariam boas chances para trilhar o caminho de interesse. Neste sentido, é preciso levar em consideração mais do que apenas o segmento e as vagas atuais, mas também como a empresa funciona, o que valoriza e as oportunidades que dá. Ou seja, a cultura organizacional.


Para um match perfeito, pesquise a fundo seus valores, recorra a sites que trazem informações de antigos funcionários, como o Love Mondays, ou busque por colaboradores que atuam nela agora. Você consegue encontrá-los com facilidade no Linkedin, por exemplo.


Com estas informações em mãos, utilize ferramentas para identificar o fit cultural entre você e o empregador almejado. Feito este cruzamento, verifique o canal de divulgação de vagas para encaminhar o seu currículo.

Revise o seu currículo levando em consideração as boas práticas atuais

Se você busca saber como procurar emprego nos dias de hoje, precisa também se informar sobre como montar um currículo adequado para as demandas atuais.

Dentre as dicas para a revisão do documento estão:

  • Excluir experiências, cursos e treinamentos que não trazem relevância à vaga pleiteada;

  • Alinhar a descrição das experiências incluindo as conquistas com as atividades desenvolvidas;

  • Ter uma proposta de valor pessoal bem definida e claramente apresentada no discurso;

  • Apontar habilidades interpessoais, as soft skills, que têm sido tão ou mais visadas que os diplomas e o conhecimento técnico;

  • Incluir uma introdução apresentando seus valores, objetivos e o que busca em uma nova oportunidade.

Aproveite os benefícios do networking virtual

Uma das grandes vantagens dos recrutamentos on-line é poder manter o relacionamento com colegas de trabalho atuais e potenciais. Utilize esta facilidade para fazer networking ativamente.


Grupos segmentados no Facebook ou redes sociais especializadas, como o Linkedin, são excelentes para trocar experiências. Aproveite para compartilhar opiniões, interagir e demonstrar valor com o seu conhecimento estrategicamente. Construir a sua marca pessoal ajuda bastante em novas conexões e referências.

Invista no desenvolvimento de soft skills


Como citamos, as soft skills estão cada vez mais em alta. Investir no desenvolvimento de habilidades e competências que te ajudarão a se destacar nos novos modelos de recrutamento e seleção são diferenciais durante os processos seletivos.


Um exemplo é o aprendizado sobre a comunicação interpessoal. Melhorar a sua linguagem corporal, o tom de voz e como se expressar objetivamente ajudará bastante. É cada vez mais comum nos recrutamentos o pedido por um pitch, uma apresentação em poucos minutos sobre você, ainda na etapa de triagem. Desenvolver esta competência te ajudará a se diferenciar diante dos demais concorrentes.


Vale reforçar que todas estas habilidades podem ser trabalhadas, mesmo que você considere não ter aptidão atualmente. Por isso, use do autoconhecimento para identificar os seus pontos fracos e invista em cursos para obter ou melhorar estas competências.

Busque apoio especializado se você não sabe como procurar emprego nos dias de hoje


Se mesmo com estas dicas você se sente inseguro sobre como procurar emprego, a recomendação é investir no apoio profissional. Coaches, mentores e empresas especializadas podem orientar sobre todas estas etapas.


Aqui na SeniorUp, por exemplo, ajudamos na identificação das lacunas de aprendizagem socioemocionais e comportamentais, oferecemos cursos para desenvolvimento das oportunidades apresentadas e ainda conduzimos nossos alunos para processos seletivos adequados aos seus perfis e objetivos profissionais.


Agora que você já conhece as orientações base sobre como procurar emprego nos dias de hoje, aproveite para ler o texto que produzimos sobre as melhores profissões para quem tem mais de 40 anos!



233 visualizações
Contato

Hub Salvador, Av. da França, 393
Comércio, Salvador – Bahia
CEP 40010-000

Tel - +55 71 9 8301-5596

E-mail - ola@seniorup.com.br

VAMOS BATER UM PAPO?
Objetivo 4. Educação de Qualidade
Objetivo 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Objetivo 10. Redução da Desigualdades
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Orgulhosamente criado pelo  Estúdio 071