• SeniorUp

Conheça as melhores profissões para quem tem mais de 40 anos

Atualizado: Abr 16


Por algum tempo, o mercado de trabalho se manteve um pouco restrito à contratação de profissionais mais maduros. Contudo, uma nova onda tem surgido: processos seletivos exclusivos para pessoas mais maduras têm apontado um novo caminho e levado destaque a algumas profissões para quem tem mais de 40 anos.


Segundo matéria divulgada pela Folha, em março de 2018, os primeiros movimentos mais efetivos de grandes contratações focadas exclusivamente nesse perfil se iniciaram em 2017. A publicação ainda traz o processo como uma tendência. Isso porque, segundo as contratantes, esses profissionais são mais comprometidos, apresentam menos faltas e prestam um melhor atendimento que os mais jovens.

As vagas são para postos e funções bastante diversificadas, mostrando que há oportunidades para todos. Contudo, algumas profissões para quem tem mais de 40 anos têm ganhado destaque e apresentado mais ofertas, considerando as projeções de necessidades do mercado. Confira as três principais:



Mentor, coach ou conselheiro: profissões onde a experiência é um diferencial


A busca por orientações vem se tornando cada vez menos um tabu e sendo amplamente difundida e discutida como um caminho para quem busca o sucesso. Não em vão, empresas convidam conselheiros para opinar sobre suas estratégias e metodologias recomendam a busca por um mentor para desenvolvimento profissional.


O mesmo se dá com os coaches. Com atuação tanto para fins pessoais quanto para aqueles que querem conquistar objetivos profissionais, eles têm conquistado mais espaço disseminando metodologias.


Independentemente da linha escolhida a seguir, estas carreiras seguem em alta e em crescente potencial para o futuro. Como a experiência é a melhor aliada para orientar, este caminho tem se destacado como uma das melhores profissões para quem tem mais de 40 anos.


Consultor financeiro: uma das profissões de destaque para quem tem mais de 40 anos


A profissão é bastante consolidada no mercado, mas é também vista como uma carreira que permanecerá promissora no futuro.


Por ser um posto que exige bastante conhecimento e experiência, é comum a profissionais que já atuam no mercado financeiro há algum tempo ter sucesso nesta carreira - já que os grandes investidores tendem a preferir o auxílio de quem domina esta área e reconhece bons caminhos para maior rentabilidade.


O ponto positivo desta profissão é que ela pode ser ocupada tanto em empresas especializadas quanto como profissional autônomo, prestando serviços como consultor individual. É facilmente compreensível o motivo de ser uma das mais indicadas profissões para quem tem mais de 40 anos, não é mesmo?


Tutor educacional: alta necessidade aliada a variedade de possibilidades


A área de educação abre grandes oportunidades para atuar como tutor. Devido à experiência e maturidade para lidar com situações adversas, tornar-se um tutor educacional pode ser um interessante caminho.


Unindo a experiência com o conhecimento adquirido no decorrer dos anos, este segue como um caminho viável e de alta demanda entre as mais recomendadas profissões para quem tem mais de 40 anos.


O déficit de aprendizagem por meio da educação tradicional (em salas de aula) acaba por demandar a busca por profissionais que auxiliem no esclarecimento de dúvidas e desenvolvimento de alunos de diversos níveis - desde a educação básica até o ensino superior.


Além disso, com o advento da tecnologia e do crescente número de cursos on-line, há também a oportunidade de prestar tutoria a distância - recurso bastante comum a este perfil de ensino.


Vale ressaltar que estas são apenas algumas das inúmeras possibilidades de profissões para quem tem mais de 40 anos. Afinal, não há restrições, mas apenas uma tendência de maior volume conforme análises de mercado.


E para você, quais são os outros cargos, postos ou funções tendência para o futuro e para o perfil profissional 40+? Conte para a gente nos comentários!



#SeniorUp #TalentosExperientes #Profissões

188 visualizações
Contato

Hub Salvador, Av. da França, 393
Comércio, Salvador – Bahia
CEP 40010-000

Tel - +55 71 9 8301-5596

E-mail - ola@seniorup.com.br

VAMOS BATER UM PAPO?
Objetivo 4. Educação de Qualidade
Objetivo 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Objetivo 10. Redução da Desigualdades
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Orgulhosamente criado pelo  Estúdio 071