O que é Turnover? Saiba como medir e controlar

Atualizado: Ago 31



Será que a sua empresa é um bom lugar para trabalhar? Você está conseguindo reter os talentos conquistados e, melhor ainda, atrair mais? Quantos funcionários estão saindo ou sendo contratados? Esses dados, informações e números são o que representam o Turnover da empresa, também conhecida como Taxa de Turnover.


Você já deve ter ouvido falar, mas pode ser que não saiba exatamente o que ela representa na prática e que diferença esse conceito oferece para sua empresa.


Bom, eis o momento de descobrir. Confira abaixo o que é Turnover, como você pode medir e, ainda mais importante, como controlar!


O que é Turnover?


Turnover é uma taxa que representa as substituições dos funcionários em um determinado espaço de tempo. É essa taxa que mostra o quanto a sua empresa é atrativa para reter e atrair funcionários.


Empresas com muita rotatividade acabam tendo um maior gasto de tempo e de dinheiro. É um novo contrato para ser feito, o treinamento desse funcionário e um novo processo de recrutamento e seleção. Portanto, saber a Taxa de Turnover da empresa é essencial.


Como calcular o Turnover?


Para isto, o primeiro passo é ter os dados de entrada e saída dos seus funcionários. Somam-se esses números e divide este resultado por 2. Por último, o resultado precisa ser dividido pela quantidade de pessoas que estão trabalhando na empresa neste momento.


Por exemplo, digamos que o número de funcionários que saiu da empresa dentro de 1 ano seja de 30 e o número de colaboradores que entraram seja de 12. Assim, o cálculo fica:


30 + 12 = 42/2 = 21


Vamos supor que, neste momento, o número total de funcionários seja de 100, então, fica assim:


21/100 = 0,21


Esse resultado quer dizer que a Taxa de Turnover da empresa é 21%.


Mas como saber se a taxa da minha empresa está boa ou ruim? Nesse caso, você deve compará-la a uma taxa anterior. Se a taxa for 5% acima, então é bom começar a investigar o motivo dessa diferença.


Como controlar o Turnover?


Existem diversas maneiras de controlar o Turnover da sua empresa e é sobre elas que falaremos agora.


Falta de feedback


Como um funcionário saberá se está indo bem ou mal se não há qualquer orientação por parte da empresa? Isto pode ser um fator desmotivador e fazer com que o colaborador, que poderia ser um dos melhores talentos da empresa, seja desperdiçado.


Ambiente hostil


Ninguém deseja ir para o trabalho e passar 44 horas por semana lidando com pressão constante dos chefes e desânimo por parte dos empregados. Além da relação com os colegas, existem outras coisas que podem deixar o ambiente hostil, como falta de clareza nas funções, conflito de papéis e sobrecarga de trabalho.


Descrição da vaga incompatível


Talvez o problema esteja lá no começo, no momento em que a vaga foi criada para realizar o recrutamento. Dessa forma, a empresa acabou selecionando pessoas que, na verdade, não são compatíveis com o cargo. Isto, certamente, gera um grande problema. Logo, na hora de recrutar, o melhor a fazer é contar com a ajuda de empresas especializadas no assunto.


Agora que você já sabe o que é Turnover e como controlá-lo, siga-nos nas redes sociais — Linkedin, Facebook e Instagram — e mantenha-se atualizado sobre assuntos que vão ajudar no crescimento do seu negócio!


15 visualizações
Contato

Hub Salvador, Av. da França, 393
Comércio, Salvador – Bahia
CEP 40010-000

Tel - +55 71 9 8301-5596

E-mail - ola@seniorup.com.br

VAMOS BATER UM PAPO?
Objetivo 4. Educação de Qualidade
Objetivo 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Objetivo 10. Redução da Desigualdades
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Orgulhosamente criado pelo  Estúdio 071