• Anne Silva

O que faz os melhores talentos saírem?

Atualizado: Ago 16



Em um dia tranquilo, você inicia sua rotina de trabalho e a primeira notícia que recebe? O pedido de demissão de uma das pessoas mais competentes do time.


Essa é uma situação comum, mas que sempre provoca dúvidas a respeito dos reais motivos da saída. Seria uma nova oportunidade? Erros do gestor?


Muitas incertezas rondam a maioria dos gestores de RH e líderes de negócio neste quesito. E estas são maiores ainda sempre que a rotatividade de pessoal está elevada.


Além do mais, nem sempre há apenas uma motivação. Geralmente, a combinação de situações que são acumuladas no decorrer do tempo é que faz os melhores talentos saírem.


Contudo, entre os principais fatores que fazem os melhores talentos saírem, vemos um ponto em comum: processos seletivos que levam em consideração aspectos técnicos e negligenciam os fatores comportamento e cultura.


Não basta ter um alto nível técnico, é preciso alinhamento cultural para evitar que os melhores talentos saiam


Cada empresa tem suas particularidades. O ambiente, os perfis comportamentais e o estilo de gestão, entre outros pontos, moldam uma cultura.


Pessoas que têm visões, crenças e valores que não combinam com os da empresa podem sofrer uma pressão enorme da equipe e dos gestores. Com estes conflitos, é bem provável que nem consigam render o necessário.


Situações como estas acabam sendo negativas para todos. Os seus reflexos não são superficiais e passageiros.


Pelo contrário, podem prejudicar o negócio. Estes prejuízos podem ir desde o comprometimento da produtividade, falado acima, até a perda de faturamento diante de danos à marca, por exemplo.


Quando as pessoas se sentem parte, valorizar a empresa acontece de forma genuína e até despretensiosa. Já percebeu que algumas até dizem que o trabalho é a sua segunda casa? 😉


Nestes casos, é bem difícil ver os melhores talentos saírem. Pelo contrário!


Não reconhecer excelentes performances faz os melhores talentos saírem


As empresas perdem seus talentos, principalmente, porque não os reconhecem a tempo. Acontece que pessoas não apenas gostam, mas precisam sentir que seus líderes sentem gratidão por seus esforços diários.


Despertar estas emoções positivas no time é o que pode fazer florescer sentimentos mútuos de agradecimento e admiração. É neste momento que as empresas têm uma grande oportunidade de reter seus talentos, evitando as temidas perdas.


Mas você deve estar pensando: e o que isto tem a ver com processos seletivos mal conduzidos? Veja!


Em times de alta performance, não é comum vermos descasos com o desempenho do outro. Não é?


E onde nascem estes times de alta performance? São fruto, principalmente, de processos seletivos também de alta performance.


Em equipes assim, temos uma fantástica gestão de pessoas. Estes gestores são capazes de reforçar atitudes construtivas e desestimular as destrutivas.


O resultado é engajamento e retenção de talentos, assim como atração de mais gente bacana!


Sendo assim, a forte tendência é, em vez de os melhores talentos saírem, que eles fiquem. Na verdade, eles se desenvolvem, fazem história de sucesso e atraem mais pessoas diferenciadas!


Falta de desafios e sentimento de subutilização também fazem os melhores talentos saírem


Bons profissionais esperam contribuir e impactar positivamente através do seu trabalho. Para isto, é necessário que estejam inseridos numa cultura em que possam concretizar estas expectativas.


De forma muito similar ao motivo anterior, seleções bem realizadas são capazes de colocar o talento ideal no lugar certo. Funcionam como quebra-cabeças, mas o importante é que ajudam a evitar que os profissionais se sintam subutilizados e desvalorizados por estarem trabalhando em nível, função, área e até na empresa errada.


Quando a assertividade no processo seletivo evita a saída dos melhores talentos


Aqui na SeniorUp, ao iniciarmos as parcerias com nossos clientes, reservamos um tempo para identificar os valores e comportamentos que definem a sua cultura . Isso inclui ouvir os colaboradores.


Esse, talvez, seja um dos nossos segredos para tamanha assertividade nas seleções. O método que usamos e embasa as nossas escolhas evita desgastes relacionados à saída dos melhores talentos.


Gostaria de conhecer mais sobre como a SeniorUp pode te ajudar a encontrar o talento certo? Clique aqui.












41 visualizações
Contato

Hub Salvador, Av. da França, 393
Comércio, Salvador – Bahia
CEP 40010-000

Tel - +55 71 9 8301-5596

E-mail - ola@seniorup.com.br

VAMOS BATER UM PAPO?
Objetivo 4. Educação de Qualidade
Objetivo 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Objetivo 10. Redução da Desigualdades
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Orgulhosamente criado pelo  Estúdio 071