• SeniorUp

Passou dos 40? Saiba como se destacar no mercado de trabalho

Atualizado: Abr 16

Segundo o site Guia de Carreira, os profissionais entre 40 e 59 anos correspondem ao segundo maior contingente ativo no mercado de trabalho brasileiro, ficando atrás apenas dos grupo que possui entre 25 e 39 anos. Deles, 69% estão atualmente empregados, o que demonstra sua importância nas atividades econômicas do País.


De acordo com uma reportagem divulgada pelo site UOL, estima-se que, em 2040, mais da metade da população em condições de trabalho estará acima dos 45 anos. Com todas estas possibilidades e concorrência, estar preparado para conquistar boas oportunidades de carreira é indispensável. Confira algumas dicas!



Antes de qualquer coisa, tenha uma proposta de valor pessoal bem definida


Para se diferenciar dos concorrentes, é preciso mais do que saber o que ou como fazer. É importante gerar valor ao negócio! Por isso, antes mesmo de se candidatar a uma vaga no mercado de trabalho, é muito importante ter clara a sua proposta de valor pessoal.


Ela diz respeito ao que você tem a agregar ao negócio além da operação diária, que, provavelmente, todos os demais candidatos qualificados também saberão executar. Nesse sentido, o autoconhecimento é primordial.


Definir a sua proposta de valor é ir além das suas tarefas-chave. É o ganho que elas geram quando aliadas às suas expertises. Ou seja, como você pode ajudar outras pessoas e a própria empresa com as atividades que faz.

Invista nas habilidades em alta no mercado de trabalho: as soft skills


As mudanças nos processos seletivos atuais vão além do uso da internet e outras tecnologias, como a inteligência artificial. A contrafluxo do que se projeta como futuro, um lado bastante humanizado tem pesado tanto ou mais que o conhecimento e as experiências profissionais. Estamos falando das Soft Skills!


As conhecidas habilidades do século XXI tratam de competências intangíveis, como flexibilidade, resiliência, inovação, relacionamento interpessoal, inteligência emocional, comunicação, dentre outras.


Nesse contexto, é preciso ressaltar que todas elas são, assim como as competências técnicas, treináveis. Aqui na SeniorUp, por exemplo, temos como proposta de valor ajudar profissionais a desenvolver estas habilidades por meio dos cursos e treinamentos, tornando os profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho. Basta entender as suas deficiência, as características mais desejadas em sua área de atuação, angariar conhecimento e praticar - bastante!


Aproveite as facilidades do ambiente digital para construir a sua marca pessoal


Se há pouco tempo trabalhávamos networking exclusivamente no ambiente de trabalho e eventos corporativos, a internet trouxe um grande universo a ser explorado. Redes sociais de cunho profissional, como o Linkedin, fóruns de discussão e grupos de relacionamento nichados propiciam, hoje, o contato com muito mais pessoas em menor esforço - exclusão dos fatores tempo e distância, por exemplo.


Além das experiências e habilidades - hard e soft skills -, é importante dedicar certo tempo para construir a sua marca pessoal. Compartilhar o seu conhecimento em formatos de áudio, vídeo ou texto é um bom caminho. Interagir adequadamente nas comunidades, levando a sua opinião, pode também despertar o interesse de outros profissionais em conhecê-lo melhor.


Para usufruir dos benefícios, constância e frequência são fundamentais. Por isso, delineie uma estratégia da marca pessoal que você quer construir. Especifique assuntos que abordará, tenha uma meta de novas conexões e seja fiel ao seu objetivo. Isso te conduzirá aos bons resultados.


Agora que você já conhece os pontos-chave para se destacar no mercado de trabalho do futuro, após os 40 anos, aproveite para ler o nosso texto sobre como montar um currículo nos dias de hoje. Certamente, esta será mais uma informação que fará a diferença para os próximos passos de sua carreira!



37 visualizações1 comentário
Contato

Hub Salvador, Av. da França, 393
Comércio, Salvador – Bahia
CEP 40010-000

Tel - +55 71 9 8301-5596

E-mail - ola@seniorup.com.br

VAMOS BATER UM PAPO?
Objetivo 4. Educação de Qualidade
Objetivo 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Objetivo 10. Redução da Desigualdades
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Orgulhosamente criado pelo  Estúdio 071