Processos seletivos: saiba como se preparar para os novos formatos

Atualizado: Jul 4

Independentemente do setor que atua, acredito que você sabe que garimpar talentos é uma estratégia que, se bem feita, dá muito retorno às empresas.


De olho no match perfeito, as empresas têm lançado mão de inovação e criatividade. Não só requisitos técnicos, mas soft skills e fit cultural têm sido levados em conta, deixando a procura bem mais complicada.


Então, é natural que novidades sejam implementadas pelos recrutadores o tempo todo. Daí vem a importância de você saber como se preparar para os novos formatos de processos seletivos se quiser continuar relevante.


Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar nessa jornada. Acompanhe!


1 - Busque transitar com facilidade pelo universo digital


A tecnologia está à disposição para as mais diversas finalidades e não seriam os processos de escolha de candidatos que ficariam de fora, não é mesmo? Logo, saber interagir com as mais diversas tecnologias já te coloca numa posição de igualdade com relação à maioria dos aspirantes às vagas.


As videoconferências nas entrevistas on-line de emprego, por exemplo, estão cada vez mais comuns, chegando até a substituir as presenciais em alguns casos. Portanto, para quem deseja se destacar, saber usar ferramentas como Google Meet, Zoom e Skype é uma boa estratégia.


A apresentação pessoal através da exibição de slides ou vídeos são outra prática atual. Aqui na SeniorUp, por exemplo, temos usado bastante os vídeos.


Para que você não siga o estilo "mais do mesmo”, use e abuse de criatividade e autenticidade ao montar seus conteúdos. Você pode utilizar Microsoft PowerPoint, Prezi, Pow Toon ou mesmo a câmera do próprio celular.


Além disto, softwares que facilitam não só a vida de recrutadores, mas também de candidatos, estão sendo muito usados. Começando pelo recrutamento, estas soluções passam pelas avaliações e entrevistas, e terminam com o envio de feedbacks e documentos para contratação.


2 - Tenha disposição para participar de imersões e maratonas


A imersão é uma das estratégias dos profissionais de Talent Acquisition para conhecer de forma mais aprofundada os pretendentes às vagas de trabalho. Ocorre nas sedes das empresas geralmente, com dinâmicas de grupo, palestras, estudos de caso sobre tendências e muita mão na massa.


Já as maratonas, mais comuns para as oportunidades da área de tecnologia, proporcionam aos candidatos, os denominados hackers, desafios práticos durante, quase sempre, um dia inteiro nas “hackatons”.


Inteligência emocional, comunicação assertiva e foco no resultado são algumas das características mais valorizadas pelas empresas. O que você tem feito para desenvolver ou aprimorar estas e outras competências?

3 - Familiarize-se com atividades lúdicas


Você sabia que a gamificação (ou ludificação), que é o uso de mecânica de jogos em ambiente não relacionado a jogos, está presente em quase tudo o que fazemos? Tarefas comuns tornam-se atividades mais empolgantes, inclusive o recrutamento e seleção.


Desta maneira, os participantes são estimulados a avançar em fases e conquistar pontos e distintivos através de missões que podem ocorrer em ambiente on-line ou não. É justamente através desta interação que os perfis técnico e comportamental são identificados pelos avaliadores.


Se você não tem familiaridade com atividades lúdicas e pretende avançar nas etapas dos processos seletivos, faça como eu: comece com jogos de tabuleiro. No meu caso, eles colaboraram com o desenvolvimento de algumas das habilidades mais valorizadas pelo mercado de trabalho - colaboração e resolução de problemas.


4 - Faça a gestão de sua marca pessoal


Personal branding diz respeito à gestão da marca pessoal. Quer dizer, a todo o esforço realizado pelo profissional para tornar a sua imagem mais conhecida, desejada e positiva na mente e no coração das pessoas e empresas.


Então, te pergunto: qual o seu plano estratégico para promoção de sua proposta de valor, ou seja, de você enquanto 'produto'? Quanto mais consistência, coerência e alinhamento às demandas do mercado, maiores as chances de sucesso.


Aqui, é importante dizer que o personal branding usa as mesmas técnicas de marketing: analisa ameaças e oportunidades no ambiente externo. Já na esfera pessoal, o autoconhecimento é a base para entender forças e fraquezas.


E você já se perguntou como está a sua marca pessoal no momento?

Bônus: aproveite a seleção às cegas


Nas empresas que já avançaram em políticas internas sobre diversidade, o “funil" às cegas começa a ser utilizado. Este estilo ainda é novidade no Brasil para a maioria das empresas, mas é uma forte tendência para as que procuram por alta performance.


O grande objetivo da seleção com dados ocultados (por isto, às cegas) é evitar julgamentos precipitados. Quem adota este método pode desconsiderar idade, gênero, nacionalidade, instituição em que se formou, orientação sexual, cor da pele e até bairro em que reside e estado civil.


A enorme vantagem desta modalidade é reduzir o “viés inconsciente” dos recrutadores. Isto quer dizer que os estereótipos que todos têm com relação às outras pessoas tendem a ser deixados de lado durante as avaliações e dar lugar à imparcialidade.


Assim, as análises concentram-se no que importa: habilidades, atitudes e resultados. Por isso, vale ressaltar que a seleção às cegas é uma forte aliada das pessoas que vivenciam situações desagradáveis provocadas pela discriminação.


Poder mostrar sua capacidade produtiva sem as lentes do preconceito é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada, não? Aproveite e "venda seu peixe"!


Agora que você já leu nossas dicas sobre como se preparar para os novos formatos de processos seletivos, não podemos deixar de frisar que só depende de você fazer com que o milagre do aprender seja um processo contínuo em sua vida. Lembre que sua capacidade de evoluir será sempre o seu diferencial competitivo.


Ah! Se gostou do conteúdo, por que não compartilha com os amigos? :D



#SeniorUp #TalentosExperientes #ProcessosSeletivos #TalentAcquisition #TalentAttraction #CandidateExperience #RHTech

132 visualizações
Contato

Hub Salvador, Av. da França, 393
Comércio, Salvador – Bahia
CEP 40010-000

Tel - +55 71 9 8301-5596

E-mail - ola@seniorup.com.br

VAMOS BATER UM PAPO?
Objetivo 4. Educação de Qualidade
Objetivo 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Objetivo 10. Redução da Desigualdades
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Orgulhosamente criado pelo  Estúdio 071