• Anne Silva

Profissionais de TI: um guia para contratar o talento certo

Atualizado: Ago 16



O processo para selecionar profissionais de TI pode ser um verdadeiro desafio para algumas empresas e líderes de RH. Isso acontece porque, além das fases indispensáveis para a seleção, como avaliação comportamental e validação do fit cultural, há outras vertentes técnicas que precisam ser analisadas.


Dentro de um time de devs, encontramos um verdadeiro universo que exige skills específicas dos profissionais de TI, além de diferentes tecnologias, linguagens de programação, várias possibilidades de carreira e necessidades específicas dos projetos trabalhados. E, por estas razões, o IT Recruiter é a pessoa ideal para realizar a escolha com assertividade.


Mas o que fazer quando ainda não há IT Recruiters no time de RH?


Antes de qualquer coisa, seu negócio pode contar com a SeniorUp para encontrar o talento certo. Através da nossa metodologia, ajudamos empresas de crescimento na criação de times com alta performance.


Mas sua equipe também pode começar a se preparar com as dicas que separamos neste guia para uma contratação assertiva de profissionais de TI.


Conheça o negócio se não quiser errar na contratação de profissionais de TI


Pode parecer estranho, mas é comum que líderes de RH ou até mesmo pessoas donas de empresas não priorizam entender as necessidades do negócio antes de buscar profissionais de TI.


Questões como modelo de negócio, produtos, fontes de receita, diferenciais, concorrência e marca devem ser levadas em consideração.

De maneira similar, mapear os objetivos da empresa para os próximos anos, metas, demandas dos produtos e entender como profissionais de TI se encaixam nesse quebra-cabeça é essencial para encontrar o talento certo.


Entenda o jeito de ser da empresa para encontrar profissionais de TI com o perfil do negócio

Aqui falamos sobre Cultura! Quais valores e crenças definem o jeito de ser da empresa? Qual sentimento melhor descreve o clima no dia-dia do trabalho?

Os profissionais de TI precisam ser escolhidos a dedo no que diz respeito a crenças e valores pessoais. Isto porque o que aumentará as chances de que contribuam para o crescimento do negócio é alinhar estas características ao que a empresa planeja desenvolver como cultura nos próximos anos.

Se a empresa pensa, por exemplo, em implantar uma cultura de meritocracia, não vale à pena trazer pessoas que não pensam e agem assim. Concorda?


Procure saber ao máximo sobre as tecnologias pedidas para que tenha mais chance de contratar o talento de TI certo


Conhecer as tecnologias, como linguagem de programação e plataformas usadas pelo time, permitirá fazer bom rapport durante a entrevista, conversando com mais propriedade sobre aquela stack da vaga.


Além disso, o jeito de ser dos desenvolvedores é marcante e único, o que indica que o recrutador deve buscar estar sempre por dentro desse contexto. Desta forma, possível desenvolver melhor seu pensamento na hora de escolher o talento ideal.


Faça uma job description incrível, publique em uma página de carreira personalizada e atraia talentos de TI que combinam com a sua empresa


Esse é o momento ideal para encantar e atrair bons talentos. A job description e a página de carreiras funcionam como uma propaganda da sua empresa.


Imagine o quanto ela vai mostrar sobre a essência da sua cultura organizacional! Detalhes que parecem bobos, como o que você espera do profissional de TI naquela função e qual a remuneração oferecida, farão toda a diferença.


Então, aproveite estas ferramentas para unir transparência, informação e criatividade.


Defina o seu funil de seleção, ganhe em inteligência e aumente suas possibilidades de contratar profissionais de TI corretamente


É bem possível que você já acompanhe a trajetória do seu processo de seleção. Mas, além de estabelecer etapas e facilitar a comunicação com as pessoas envolvidas, o funil de seleção permite analisar métricas e dados importantes para as próximas seleções.


Qual a etapa que mais aprova? E qual mais exclui candidatos? Qual exige um prazo maior para entrega? A análise do seu funil de seleção é importante para entender a grau de assertividade do seu processo.


Cada fase lhe dará dados, inclusive as notas das avaliações/performances - use-os em todas as etapas para decidir quem segue e quem não segue.


E não só isso. É planejando o funil que você definirá as etapas necessárias para cada processo seletivo, afinal, cada um tem suas necessidades e complexidades.


Divulgue a vaga nos canais em que os Devs estão

Além das habituais redes profissionais Linkedin e Github e de plataformas focadas em recrutamento, você pode apostar nas novas Discord e Stack Overflow, por exemplo.


O Discord é um app para comunicação. O Stack Overflow, um espaço virtual para perguntas e respostas usado por profissionais e entusiastas de programação.


Você também pode participar e apoiar eventos de comunidade de tecnologia como Meetups, eventos e workplaces do Slack para conhecer e se aproximar de bons profissionais de TI.


Faça hunting ativamente e intensamente para ampliar o número de candidatos(as) para as suas vagas de TI


Não é sempre que o talento ideal se candidata à vaga de forma espontânea através das publicações que realizamos. Muita vezes, é preciso encontrá-lo através de uma busca mais ativa.


É aí que entra o hunting. Como a própria palavra da língua inglesa sugere, este termo significa “caça”.


Este conceito está atrelado a não contar apenas com o recrutamento passivo, em que as vagas são encontradas. É mesmo a caça dos talentos, ou seja: fazer contato e fazer propostas, ainda que estejam envolvidos em outros projetos.


Por isso, crie o hábito de reservar um tempo para realizar hunting sempre que tiver vagas abertas. Assim, você sempre estará alerta a profissionais de TI diferenciados.


Recrutamento e triagem às cegas aumentam as possibilidade de encontrar incríveis profissionais de TI


Se sua empresa ainda não realiza recrutamento às cegas, é provável que não esteja deixando de lado conceitos pré-estabelecidos sobre as pessoas. Então, esta é a hora de começar.


Além de fomentar a diversidade e inclusão, ação que fortalece a sua empresa e seus times, a triagem às cegas possibilita o contato com um número muito maior de talentos de TI. Ou seja, sua empresa só tem a ganhar.


Para tanto, é só excluir das avaliações questões como gênero, etnia, faculdade que cursou, idade e orientação sexual, entre outras. Hoje, já existem excelentes ferramentas para isto.


Além do mais, equipes preparadas para anular vieses inconscientes, como a da SeniorUp, podem colaborar de forma muito mais assertiva quando o assunto é recrutamento e seleção às cegas.


Afinal de contas, nada como contar com um time especializado para sair na frente e encontrar o talento certo.


Nossos clientes têm crescido a cada dia com a ajuda de profissionais de TI selecionados por nossos times de IT Recruiters.


Entre em contato conosco para encontrar o profissional que o seu projeto precisa!


24 visualizações
Contato

Hub Salvador, Av. da França, 393
Comércio, Salvador – Bahia
CEP 40010-000

Tel - +55 71 9 8301-5596

E-mail - ola@seniorup.com.br

VAMOS BATER UM PAPO?
Objetivo 4. Educação de Qualidade
Objetivo 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Objetivo 10. Redução da Desigualdades
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Orgulhosamente criado pelo  Estúdio 071