Soft skills do século XXI: saiba quais são as competências mais valorizadas

Atualizado: Abr 16


Você já ouviu falar em soft skills? O termo, que ampara as competências comportamentais de um profissional, vem ganhando cada vez mais relevância no mercado de trabalho. Ele também tem sido considerado o maior dos desafios nos processos seletivos, tanto para os profissionais, que precisam demonstrar suas habilidades, quanto para os recrutadores, que necessitam identificar posicionamentos não chancelados pelos currículos.


Isso não significa que seu conhecimento e suas experiências serão descartadas. Porém, o conceito vem sendo priorizado durante o recrutamento em empresas antenadas ao futuro, e deve ser uma preocupação àqueles que almejam novos cargos e profissões de agora em diante.


O que são as soft skills


É compreendido como soft skills as habilidades relativas à personalidade de uma pessoa. Consideradas intangíveis, elas refletem comportamentos sociais, emocionais e mentais de uma pessoa. Ou seja, a forma como ela se expressa, apresenta, posiciona e relaciona.


O motivo desta priorização é que o comportamento, na rotina das empresas, impacta na forma como o profissional é percebido ao defender ideias, sugestões e projetos. Ou seja, interfere na aceitação das propostas e negociações internas do dia a dia.


As competências mais valorizadas no século XXI


Em busca de uma melhor posição nas empresas ou de uma nova oportunidade, é comum procurarmos cursos e treinamentos que desenvolvam competências técnicas que favoreçam nossos objetivos. Contudo, muitas vezes negligenciamos o aprendizado das soft skills, que também podem - e devem - ser desenvolvidas.

Saiba quais são as competências comportamentais mais valorizadas no século XXI e prepare-se para alcançar seus objetivos profissionais:


Adaptabilidade e resiliência


Apesar de serem dois comportamentos distintos, eles são complementares. Para se adequar ao mercado de trabalho atual e do futuro, é importante que o profissional tenha facilidade de se adaptar às constantes mudanças.


Nesse sentido, precisa demonstrar resiliência, que compreende a forma como o ser humano lida com problemas, obstáculos e a pressão gerada pelas transformações, superando adversidades sem danos à produtividade ou ao comportamento.

Comunicação e influência


Compreender a comunicação de forma abrangente, entendendo aspectos que a cerca, como o tom de voz, a linguagem corporal, a escolha das palavras adequadas para cada situação, dentre outros, é indispensável para um bom relacionamento.


Ao saber se expressar melhor com cada público-alvo, é também desenvolvida a capacidade de influenciar pessoas. Assim, é possível estabelecer alianças que favorecem o trabalho em equipe.

Iniciativa, inovação e intraempreendedorismo


É cada vez menos esperado dos profissionais a condição de acatar decisões sem questionamentos que favoreçam a tomada de decisões adequadas às empresas. Os perfis mais analíticos têm se destacado justamente pela capacidade de contribuir efetivamente com insights e iniciativas que favorecem a inovação nas empresas.


A habilidade de intraempreender, que se refere à inovação nos limites de uma organização já estruturada e em constante desenvolvimento, passa a ser exigida como ferramenta para a melhora da competitividade do negócio em seu mercado de atuação.


Empatia para a resolução de problemas


Apesar de as tarefas de rotina terem responsáveis nomeados, a realidade é que o resultado final positivo compreende o trabalho em equipe. Por isso, é valorizada a habilidade de empatia, que indica a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender os fatores que o levaram a determinado comportamento - ou mesmo à falta dele.


Nas organizações, esta habilidade propicia o trabalho de forma integrada, auxiliando no desenvolvimento de ideias e projetos mesmo quando uma entrega não tenha sido concluída com sucesso.


Você se considera apto a atender as demandas comportamentais exigidas pelo mercado de trabalho atual e do futuro? Quais das soft skills mais valorizadas no século XXI, que citamos no texto, você identifica como mais desafiadora? Conte para a gente nos comentários!



#SeniorUp #TalentosExperientes #SoftSkills #SéculoXXI

185 visualizações1 comentário
Contato

Hub Salvador, Av. da França, 393
Comércio, Salvador – Bahia
CEP 40010-000

Tel - +55 71 9 8301-5596

E-mail - ola@seniorup.com.br

VAMOS BATER UM PAPO?
Objetivo 4. Educação de Qualidade
Objetivo 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Objetivo 10. Redução da Desigualdades
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Orgulhosamente criado pelo  Estúdio 071